quarta-feira, 17 de junho de 2009

Amores Urgentes


Amanda e Rogério são namorados que nunca se encontraram pessoalmente. Ela, nascida e criada em Dourados, Mato Grosso do Sul, ele, capixaba de origem, mas transferido para São Luís a mando da empresa em que trabalha. Há 3 meses os dois se conheceram numa comunidade virtual dedicada ao filme Crepúsculo. Costumavam se digladiar quanto à adaptação cinematográfica da série – ela a favor, ele contra – quando, numa quinta-feira de março, perceberam que tinham mais em comum do que o gosto pela saga de Bella Swan.


Daí em diante as mensagens, trocadas com cada vez maior assiduidade, quase nunca diziam respeito ao sombrio universo dos vampiros, e sim sobre todo o resto que queriam saber um do outro. Apesar da curiosidade, resistiram o quanto puderam à trocar fotos, talvez por considerarem que isto implicaria em risco para a recém-iniciada relação. Durante as duas primeiras semanas contentaram-se em associar as informações que obtinham aos diminutos retratos que constavam do perfil de cada um, conscientes de que, assim, evitariam pular etapas.
As conversas, à altura diárias, passaram então a ser por telefone. Toda noite, precisamente no mesmo horário, Rogério utilizava um software que permite ligações via internet para burlar as enormes despesas que teriam com interurbanos. A deixa era esperar pelo fim da novela, para que os pais de Amanda saíssem da sala e a menina desfrutasse de alguma privacidade. Tão logo os créditos de encerramento subiam pela tela da TV seu coração vinha à boca, na iminência de ouvir o toque do aparelho.
Um dia brincavam que eles próprios pareciam vampiros, por passarem as madrugadas em claro, e a descontração daquele momento, quem sabe o excesso de sono, os encorajou a se conhecerem melhor. Adicionaram-se como amigos no site de relacionamento que os uniu e tiveram acesso simultâneo aos álbuns fotográficos. Naquele sábado, pouco antes do amanhecer, foram dormir namorados.
O mês seguinte passou voando, enquanto afinidades e intimidades afloravam entre os dois. Rogério consultava a agenda, fazia contas, mas era certo que antes das férias não conseguiria visitar Amanda. Chegaram a cogitar que ela fosse ao Maranhão, mas o elevado preço das passagens e a desconfiança do pai frustrariam qualquer iniciativa neste sentido. Secretamente, no entanto, não furtavam-se em tecer planos mais ousados; bastaria ao casal transferências no emprego e na faculdade para que realizassem o sonho de conviver na cidade que escolheram como cenário desta história de amor: São Paulo.


De volta à realidade, foi do rapaz a ideia de amenizar a vontade de estarem juntos através de uma webcam. Escolheu o artefato numa loja virtual e, sem avisar, mandou que entregassem no endereço da amada, como presente deste que seria o primeiro dia dos namorados a comemorarem juntos. Quando a caixa chegou pelo correio, Amanda suou frio e quase não conseguiu conectar o cabo na parte de trás do computador, de tanto que suas mãos tremiam. A instalação foi assistida passo a passo por celular, até que a imagem do dorso da moça debruçado sobre a bancada interrompesse de maneira abrupta a ligação. Estavam, enfim, frente a frente.


Pelas próximas 17 horas mantiveram-se conectados, e nem as eventuais falhas na transmissão do vídeo diminuíram o entusiasmo de descobrirem os detalhes, até então inéditos, de suas fisionomias. Almoçaram e jantaram diante da câmera, até saberem de cor todos os objetos do quarto alheio, todos os sons que vinham da rua e todas as expressões faciais passíveis de serem captadas por aquelas lentes. Rogério apresentou Amanda a um colega que, como fez questão de frisar, havia muito ouvido falar dela. Apesar da recusa inicial, o sogro também apareceu para conhecê-lo. Meio sem jeito, conversaram brevemente sobre futebol.


Aos poucos o ritmo alucinante das conversas iniciais cedeu lugar à contemplação. O que tinham criado ali era, de fato, uma janela escancarada para a vida um do outro. “Esse silêncio, né? É fogo…” , costumava dizer, encabulada, a moça quando o assunto lhes faltava. E a câmera, enviada com boa antecedência por Rogério, devido ao receio de que a encomenda não chegasse a tempo, ironicamente estará desligada neste dia 12. É que o namoro não resistiu aos tais silêncios.


Texto: Bruno Medina

Nenhum comentário: