sábado, 24 de janeiro de 2009

Universitários vão a vereadores em busca de solução para transporte

Fonte: http://www.apodigital.blogspot.com/

Na manhã desta última sexta-feira (23/01), estudantes universitários foram a câmara municipal em busca de solução para eliminar a tarifa paga mensalmente para o transporte à Mossoró e Caraúbas.Inicialmente os estudantes apresentaram o cenário em que se encontram após reunião com o Chefe de gabinete, Klinger Pérecles, onde foi alegado a falta de uma lei que levasse o executivo a arcar com os custos do transporte, a retirada do ônibus Verde da frota, a longa jornada feita pelos estudantes (alguns alunos saem de Apodi às 17:30 e chegam a meia noite) junto a poucos recursos para um lanche diário e a compra do material didático e a chagada de mais alunos após a temporada de vestibulares, que vai tornar impossível o que já é crítico. Em torno 400 alunos são transportados para Mossoró, destes, uma parte menor, os da UFERSA, saem na segunda e voltam no sábado, o restante vai e vem diariamente e mais 60 deslocam-se para Caraúbas.
A quantidade de alunos sendo transportado foi posta como vantagem pelos estudantes, somos a segunda cidade a ter mais estudantes no campus de Mossoró e a primeira em Caraúbas, isso mostra nossa força de vontade. Alguns pais tem uma renda muito pequena e os filhos desempregado, e agora vão ter que pagar 40 reais por filho, é uma situação muito difícil. Enquanto surgia o prouni, reuni, bolsas em faculdades particulares, o aumento de vagas na pública, fies etc, Apodi não se preparou para acompanhar o processo, o problema de não poder cursar ainda é o mesmo de anos atrás, falou Adriana, que representou a classe durante a reunião.
Os vereadores Genivan Varela, Chico de Marinete, Júnior Carlos, Paulo Telécio, João Evangelista, Ângelo de Dagmar e Hélio disseram que vão avaliar junto ao setor juridico da câmara a possibilidade dos vereadores elaborarem uma lei que supra tal necessidade (é inconstitucional a câmara fazer leis que gerem gastos ao executivo), mas eles adiantaram que se a lei viesse do executivo a maioria presente assinaria com prazer.Perguntado sobre os custos, o presidente da ACENES, Geraldo Carlos citou a ordem de 35 mil para sanar temporariamente o problema.
E mais:O ônibus verde, dirigido por Zé Macaco, foi retirado da frota pois o mesmo é para o transporte de alunos dentro do município. O pagamento do motorista desse ônibus não era incluso na conta mensal dos estudantes, o que deixava a situação mais amena. Pelo que foi citado na reunião existe a sugestão do MEC de colocar o ônibus para atender o transporte universitário desde que outro seja colocado para o transporte dentro do município, isso é algo que ficou a ser esclarecido. Existe programas do governo federal que permite que recursos sejam alocados para sanar problemas como este do transporte (FUNDEB).
Em fim, já existia uma superlotação, onde havia dias em que alunos desciam do ônibus ou o motorista não fazia a viagem devido aos bloqueios da polícia rodoviária federal, e com a saída de um ônibus e a chega de mais alunos como é que vai ser?Durante a reunião os vereadores Arnaldo Costa e Júnior Souza não estavam presentes, interessantemente os dois são os únicos reeleitos, mas a câmara ainda está em recesso, eles não tinham a obrigação de estarem presentes.
Para todo o mais tem um E Daí!?

Nenhum comentário: