quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Coluna do Jabor no Jornal da globo

O ano novo vai ser emocionante como um filme de ação. Veremos de tudo: o governo do Lula tem um prestigio tão alto que teremos uma guerra bruta.
Lula merece o Ibope que tem: teve jogo de cintura para lidar com canalhas daqui e canalhas de fora, como o Chávez, teve o mérito de conter bolchevistas do executivo e de expandir o Bolsa Família, sim.
Mas teve a malandragem de tomar para si todos os acertos do governo anterior e jogar para o próximo seus próprios erros mais flagrantes. Merece o Oscar de ator internacional, amado por rainhas e presidentes e teve a sorte do boom econômico.
A guerra não será com ele, mas com milhares de combatentes que não vão abandonar seus postos se Lula perder. O castelo será defendido até o fim, como Tróia.
Veremos o progresso chamado de atraso e o atraso de progresso. Veremos gente que fala em democracia e que odeia a democracia. E entenderemos que não há solução, graças a Deus, mas um processo que pode piorar para melhorar depois.
2010 será um ano com tantas mentiras, que a verdade aparecerá nas brechas. Mas não diremos feliz ano velho, mesmo que 2010 seja sinistro ou feio.
Sabem por quê? Porque veremos maravilhados a verdadeira cara do Brasil. E isso é bom. Feliz Ano Novo!

Nenhum comentário: