segunda-feira, 7 de junho de 2010

Uhu! Apodi vai ganhar um mega aterro sanitário!

Apodi - Na próxima segunda-feira, 7, os técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) vão se reunir com os prefeitos de Felipe Guerra, Governador Dix-sept Rosado e Caraúbas em Apodi para discutir a instalação de um aterro sanitário comunitário na região, assim como está previsto para as regiões de Umarizal, Pau dos Ferros, Vale do Açu e Seridó. O investimento é com recursos do Ministério do Meio Ambiente.
A convocação é da prefeita Goreti Pinto, de Apodi, atendendo recomendação do Ministério Público Estadual na ação de responsabilidade movida contra o Executivo de Apodi por alimentar, há mais dez anos, um lixão sem qualquer controle de acesso. O Ministério Público propõe que o Município passe a controlar o lixão, providenciando de imediato a compactação do lixo para, assim, evitar poluição da água mineral que abastece a cidade.
Recomenda também que o Município agilize imediatamente o planejamento para instituir no município um aterro sanitário. Nesse caso, Goreti Pinto informa que o Município de Apodi não dispõe de recursos suficientes, pois se trata de um investimento muito alto para instituir e também para manter. A proposta é fazer em parceria com municípios vizinhos, conforme o projeto que já está sendo feito para Umarizal, Pau dos Ferros, Seridó e Vale do Açu.
A assessoria da Semarh informa que todas as cidades banhadas pelas bacias Piranhas/Açu e Apodi/Mossoró, que vão receber água da transposição do rio São Francisco, vão ser saneadas e os resíduos sólidos (lixo) terão tratamento adequado em aterros sanitários. A saída encontrada pelo ex-secretário da Semarh e hoje governador Iberê Ferreira foi instalar aterros sanitários em regime de consórcios nas cidades-pólo. A proposta foi aprovada no Ministério do Meio Ambiente.
Os estudos já estão sendo realizados nas cidades banhadas pelas duas bacias hidrográficas. O investimento inicial é de R$ 14 milhões do Ministério do Meio Ambiente. O que Goreti Pinto quer é agilizar o processo de instituição do aterro sanitário na região da Chapada do Apodi, como forma de reduzir a poluição do que ela classificou como o mais importante patrimônio natural do município: a água.
A reunião está sendo convocada para segunda-feira. Vão participar ou mandar representantes, além da prefeita Goreti Pinto, o prefeito Ademar Ferreira, de Caraúbas; Lanice Ferreira, de Governador Dix-sept Rosado; Brás Costa, de Felipe Guerra. Para falar sobre como anda o projeto de instituição dos aterros sanitários controlados, estão sendo convidados também os técnicos da Semarh. Os municípios de Severiano Melo, Rodolfo Fernandes e Itaú vão consorciar com os municípios de Umarizal.
ASSCOM APODI

2 comentários:

Anônimo disse...

quendo as galinhas criar dentes

Anônimo disse...

Esse aterro tem que ser grande pra poder caber a equipe da prefeit dodinho rsrsrs.