quinta-feira, 2 de maio de 2013

Brevidades

Esperei um bom tempo pra falar da primeira crise do governo do meu partido e no fundo vejo que faltou diálogo aprofundado entre as partes, agora que o estrago tá feito é hora de aparar as arestas e curar as feridas.


No dia do trabalho e de folga por conta do feriado, escutei o programa "Notícias de Hoje" que é apresentando pelo controverso Wilson Oliveira, em uma análise sucinta do folhetim  vejo que o mesmo baseia-se apenas no denuncismo e num bate boca sem fim no telefone, quem o escuta pensa que estamos em uma esquinas debatendo em um tom de politicagem, deveriam rever o tom do programa.

Sempre que vejo notícias sobre a UFERSA como essa, sinto uma dor profunda, pois com união de nossa classe política hoje quem sabe essa obra de valor incalculável seria em nossas terras, mas fazer o quê?

A   importância  histórica  do  feriado  APODIENSE  de  02  de  Maio.

        É  incontestável  e  digna  de  constar  nos  umbrais  da história  do  município  do  Apodi  a  data  alusiva  ao  dia  02  de  Maio  de  1934, mesmo  que  referencial  a  um   triste  fato  que  marcou  as  páginas  do  tempo  como  o  dia  em  que  foi  covardemente  assassinado   o  PRIMEIRO  PREFEITO  CONSTITUCIONAL  DO  APODI.  Antes  de  Agosto  de  1926  os  administradores  das  cidades  eram  denominados  de  Presidente  da  Intendência  Municipal.  A  eleição  efetivava-se  da  seguinte  maneira:  O  povo  elegia  os  Srs.  Intendentes  municipais, que  equivale  ao cargo atual de  Vereador, e  estes, após  serem  empossados,  reuniam-se  em sessão  plenária, ocasião  em  que  votavam, de  forma secreta, elegendo um  deles  para  a  PRESIDÊNCIA DA  INTENDÊNCIA  MUNICIPAL.  O  Coronel  Francisco  Pinto  fora  reeleito  em  1925  Presidente  da  Intendência  Municipal  para  o  triênio  1926-1928. Quando  houve  a  promulgação da  Constituição  Estadual  do  RN  em  1926, constava  a  mudança  no  denominativo  dos  Chefes  de  executivo municipal, passando  então  a  serem  denominados  de  Prefeito  Municipal.


Hoje é dia 2/5, feriado municipal feito em homenagem a Francisco Pinto, que foi o primeiro prefeito constitucional de nossa cidade que foi assassinado na porta de sua casa no centro da cidade, a história nos fala em questões políticas como motivação para o crime, pro apodiense contemporâneo apenas mais um dia de feriado.


Um comentário:

Anônimo disse...

acho q nos dois somos o ouvinte numero 1 dele geru. kkkkkkk

Mínino e máximo