segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Ferrorama do morrinho


Fala, Zé! Passamos a semana toda ouvindo a mesma ladainha: “Ih! É o trem bala…”, “Vocês vão ver só”, “Diego Souza vai fazer, acontecer” coisa e tal. Falaram até que o v4sco era favorito e que o Fogão seria atropelado pelo trem… Pode parar com esse “mimimi” pra vender camisa. Que trem bala da colina? Pra mim, o que enfrentamos ontem não passou de um ferrorama do morrinho, que chegou na linda Estação do Engenho de Dentro e ficou paradinho, boquiaberto, admirando o Estádio mais moderno da América Latina e o ataque Mercosul do único Alvinegro Glorioso da Guanabara. Viram aí? Para os falastrões de plantão, esse Clube que sapecou os bigodudos do Rio sem perdão, ontem no Niltão, é o BOTAFOGO. Time que não precisa de apelido de modinha, pois só o seu nome tradicional já desperta medo e respeito. Leia de novo: B-O-T-A-F-O-G-O. Com todas as letras. Foi lindo demais, Zé. Vivemos ontem uma conjunção de fatores que conspiraram a favor da esculachada no v4sco: a merecida homenagem ao grandessíssimo Mário Jorge Lobo Zagallo, a estréia da nossa nova farda de batalha, a saída da âncora – Alessandro – da equipe titular (por que demorou tanto?)… O que mais precisava para marcar uma virada de folha definitiva no campeonato do Botafogo? Uma goleada. E ela veio na hora certa.
O pontapé inicial… Ah! Desculpa. É muito pouco chamar aquilo de pontapé inicial, haja vista a importância histórica do protagonista em questão. Então vou tentar: A penteada talentosa e pioneira na redonda do jogo de ontem, foi do Zagallo para o Loco Abreu. Também, com uma assistência assim, o nosso camisa 13 só podia mesmo brilhar. E já que somos reconhecidamente supersticiosos, deixo aqui um registro que vale a sua atenção: “v4sco de quatro” tem 13 letras! Que alegria. O 1º tempo já disse a partida. Logo aos 10 minutos de pressão Alvinegra, o Renato cobrou um escanteio com carinho, na cabeça do Antônio Carlos. A porteira foi aberta com gosto. 1X0 pra inflar o grito das arquibancadas. Em seguida, o agudo lateral Cortês (se tentar descrever o tamanho do futebol que anda jogando, vou ficar teclando 5 dias sem parar) foi pra cima dos portugas que jogam com o cinto de segurança afivelado. Ele deixou o Herrera na cara do gol. O argentino se afobou, perdeu o chute e na sobra o Loco mostrou porque é fundamental quando se precisa de um atacante. 2X0 para nos animar ainda mais dentro de casa. É assim que ninguém cala. Antes do intervalo, o Abreu ainda estufou o filó novamente, com raiva e no canto. 3X0 e a nossa vontade era: vira 3, termina 6.
O segundo tempo só serviu pra impor ainda mais o domínio da Estrela Solitária em campo. Nem a expulsão do camisa 10 deles diminuiu o nosso mérito. O Fogão administrou a vitória com maestria e tranquilidade. Até bola na trave o uruguaio mais Loco de General Severiano colocou. Ficou claro que o v4sco Abreu as pernas pro Fogão meter de quatro. Hahahaha! No finalzinho, para coroar a grande partida do Renato, ele teve o privilégio de entregar mais um gol, só que dessa vez pro Herrera. Pronto. Estava liquidada a fatura. E agora quem quiser bolinho de bacalhau no Habib`s (lanchonete preferida do melhor lateral esquerdo do Brasil), é só pedir pelo número QUATRO. Fácil, fácil. O v4sco ainda têm a cara de pau de dizer que têm uma zaga de seleção. Desde criança que, pra nós, Dedé é uma figura que só serve para fazer rir. Ontem ele manteve a sua referência de homônimo. Um brinde ao belíssimo futebol apresentado por Cortês e Renato. O primeiro, com uma vontade de garoto faminto, jogou demais, marcando e indo pra cima com valentia. Esse merece muito quibe e esfirra como prêmio. O segundo, com a experiência de um comandante, achou os atalhos do campo e chegou inteiro em todas as jogadas. Eu digo que valeu. Pode aplaudir, Zé, porque hoje todos estão de parabéns: Palmas pro Glorioso!
Sei que o momento é bom, temos que valorizar o Clube, mas por coerência de pensamento eu não posso deixar de fazer uma cobrança. Até anteontem, a justificativa para não deixarmos o Niltão mais Alvinegro era de que – por contrato – não era permitido descaracterizar as cadeiras do estádio. Ontem, surpreendentemente, elas começaram a ficar vermelhas, com a cara de um patrocinador. Como assim? Se o Niltão pode ter espaços para ganharmos dinheiro – que é importante – também deve ter vários espaços com a nossa cara: PRETO E BRANCO. A diretoria nos deve explicações. Quarta-feira, com o clima pra lá de positivo no grupo, vamos começar mais uma competição internacional. E o adversário da vez é logo o nosso freguês, o galim de minas. Vamos sapecar mais um. El Loco, neles! Abraço, Zé!

Copiado fo Blog do Fogão Globo.com

Um comentário:

JANETE disse...

Ééeeehhh... Ai, ai. Alguém surpreso com o resultado de hoje ???
E V4SCO,KKKKKKK MUITO BOM!!!
ADOROOOOOOOOOOO!